Webinário “Do Mar ao Sertão” debate o papel da ESF nas populações vulnerabilizadas

Na sexta-feira, 09 de julho de 2021, aconteceu a terceira edição do Webinário Do Mar ao Sertão – A Estratégia Saúde da Família no Nordeste Brasileiro que deu continuidade à apresentação dos artigos publicados neste número temático da revista científica Ciência & Saúde Coletiva. O tema deste terceiro encontro foi Populações Vulnerabilizadas.

O evento objetivou estimular uma reflexão crítica sobre o ambiente de mudanças e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto da ESF e teve como debatedores desta edição doutora em Saúde Pública e pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Paulette Cavalcanti e o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Marco Túlio Aguiar. A mediação foi realizada pela coordenadora do PROFSAÚDE e pesquisadora da Fiocruz Ceará, Ivana Barreto.

A pesquisadora Ivana Barreto abriu o evento destacando a importância da Estratégia Saúde da Família para o SUS. “O SUS é um sistema extremamente complexo e completo, porque ele envolve três esferas de governo:  municipal, estadual e federal. Ao longo dos anos, após a implementação dos Agentes Comunitários de Saúde e das equipes de Saúde da Família nessa estrutura, formou-se um grupo forte para apoiar as gestões municipais. Nós compreendemos e valorizamos a necessidade desse diálogo multiprofissional para a caminhada da ESF”, afirmou.

A pesquisadora Paulette Cavalcanti, reforçou o papel SUS e a visibilidade que foi dada ao Sistema durante a pandemia de Covid-19. “A cada dia nós estamos vivenciando mais a importância das pesquisas e principalmente da divulgação delas. O reconhecimento público do SUS durante a pandemia me causa até certo um estranhamento, pois sinto que o brasileiro não sabia da potência que tinha à disposição dele”.

O pesquisador Marco Túlio Aguiar pontuou que “a realização dos webinários é fundamental, não apenas para a divulgação dos artigos selecionados, mas também no fomento de debates acerca de temas que certamente irão contribuir muito para a pesquisa em Atenção Primária e para a Estratégia Saúde da Família”.

O psicólogo, pedagogo sanitarista e doutor em Saúde Coletiva, Breno de Oliveira, apresentou o artigo Cadê as populações LGBTT na Estratégia Saúde da Família? narrativas de profissionais de saúde em Teresina, Piauí, Brasil”. A pesquisa buscou analisar experiências narradas por profissionais da Atenção Primária na assistência à saúde das populações LGBTT em Teresina, Piauí. O estudo qualitativo foi realizado com 32 profissionais de uma unidade básica de saúde. A análise foi pautada em três dimensões – relacional, organizacional e contextual.

A pesquisa concluiu que a mesma Atenção Primária que prioriza a promoção e a prevenção em saúde tem ofertado negações, violências, e negligências no cuidado às pessoas LGBTT. Aposta-se, portanto, na escuta como uma das chaves para o respeito à diversidade sexual e de gênero, para que essas pessoas sejam, assim, reconhecidas como usuárias da ESF.

A psicóloga e doutora em Saúde Mental pela UFRJ, Magda Dimenstein, apresentou o artigo “Equidade e acesso aos cuidados em saúde mental em três estados nordestinos”. O estudo objetivou discutir equidade e acesso em saúde mental por meio da análise da distribuição das equipes da Atenção Primária (Agentes Comunitários de Saúde; Equipes de Saúde da Família; Núcleo Ampliado de Saúde da Família) e da cobertura da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em três estados nordestinos (Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte), nas suas respectivas regiões de saúde.

A psicóloga e mestre em Saúde Pública, Roseléia Carneiro, apresentou o artigo “Saúde Mental na Atenção Básica: perspectivas de profissionais da Estratégia Saúde da Família no Nordeste do Brasil” complementar ao exposto anteriormente. O artigo analisou as concepções de profissionais da ESF relativas à saúde mental e à produção do cuidado.

A pesquisa apontou que é latente o desafio de reconstruir uma visão alinhada aos preceitos da reforma psiquiátrica brasileira e, na materialidade do trabalho em equipe, criação de espaços que possibilitem no cotidiano da ESF discussões, planejamentos e pactuações.

Participaram deste Webinário: a médica, coordenadora do PROFSAÚDE e pesquisadora da Fiocruz, Ivana Barreto; a doutora em Saúde Pública e pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Paulette Cavalcanti; o doutor em Saúde Coletiva e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Marco Túlio Aguiar; o psicólogo, pedagogo sanitarista e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto Fernandes Filgueira da Fiocruz, Breno de Oliveira; a psicóloga, professora da UFRN e doutora em Saúde Mental pela UFRJ, Magda Dimenstein e a psicóloga e mestre em Saúde Pública, Roseléia Carneiro. A mediação das apresentações foi da jornalista da Fiocruz Ceará, Amanda Sobreira.

Última edição

Na sexta-feira, 16 de julho, última edição do Webinário “Do Mar ao Sertão – Estratégia da Saúde da Família no Nordeste brasileiro”, contará a apresentação dos artigos produzidos pelos pesquisadores do grupo LARIISA. O evento será transmitido no Canal Youtube Vídeo Saúde – Fiocruz. A temática de discussão será “A Saúde Digital na Estratégia Saúde da Família”.

Por Liz Siqueira

Confira a edição da Ciência & Saúde Coletiva sobre a Estratégia da Saúde da Família no Nordeste brasileiro

https://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/edicoes/do-mar-ao-sertao-a-estrategia-saude-da-familia-no-nordeste-brasileiro/221

A edição temática também está no Portal LARIISA Saúde Digital

Revista Ciência & Saúde Coletiva – Do mar ao sertão: a Estratégia Saúde da Família no Nordeste Brasileiro

http://lariisasaudedigital.com/news/revista-ciencia-saude-coletiva-do-mar-ao-sertao-a-estrategia-saude-da-familia-no-nordeste-brasileiro/embed/#?secret=Iv9acVOic9

Assista ao Webinário na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *