Webinário “Do Mar ao Sertão” apresenta debate com autores de artigos científicos publicados em edição temática da Revista Ciência & Saúde Coletiva

O Webinário “Do Mar ao Sertão” deu início nesta sexta-feira, 25 de junho, à apresentação dos artigos publicados no número temático da revista científica Ciência & Saúde Coletiva sobre a Estratégia da Saúde da Família no Nordeste do Brasil. O evento estimulou uma reflexão crítica sobre o ambiente de mudanças e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto da ESF e contou com a presença de editores da revista, pesquisadores em Saúde da Família da Fiocruz Ceará e da Universidade Federal do Ceará, além de integrantes da Pós- graduação stricto sensu em Saúde da Família (PROFSAÚDE), Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão em Saúde (PMA Fiocruz) e da Rede Nordeste de Saúde da Família (RENASF). O tema do primeiro dia de webinário foi Territórios.

Participaram do evento  o editor-chefe da revista Ciência & Saúde Coletiva, Antônio Silva; a coordenadora da RENASF, Anya Pimentel; o coordenador-geral da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor; a coordenadora da Pós-graduação em Saúde Pública da UFC, Carmem Leitão; o doutorando da UFC, Cleilton Paz;  a coordenadora nacional do PROFSAÚDE, Cristina Guilam; a professora da UFC e pesquisadora da Fiocruz, Ivana Barreto; a pesquisadora da Fiocruz Ceará, Sharmenia Nuto; a representante da coordenadoria do PMA Fiocruz , Rosane Souza; o doutor em Saúde Pública, Ítalo Aleluia e a doutoranda da UFC, Amanda Frota. A mediação foi da jornalista da Fiocruz Ceará, Amanda Sobreira.

A coordenadora desta edição temática, professora Ivana Barreto, ressaltou o compromisso da Fiocruz, por meio do PMA, com a disseminação do conhecimento científico. “O momento que estamos vivendo provou a importância disso, visto que das quinhentas mil mortes por Covid-19, pelo menos quatrocentas mil poderiam ter sido evitadas caso o negacionismo contra a Ciência não prevalecesse no Brasil”, disse.

A enfermeira Amanda Frota abriu o encontro com a Exposição Fotográfica – Estratégia Saúde da Família: Em busca da integralidade realizada durante a pesquisa Campo de Práticas Profissionais e Acesso ao Cuidado na Estratégia Saúde da Família do Ceará do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão em Saúde – PMA Fiocruz. “Nós voltamos aos territórios da pesquisa e fomos acompanhar o cotidiano das equipes para identificar o que deve ser fortalecido e multiplicado na Estratégia Saúde da Família, assim como o que precisa melhorar”, explicou Amanda Frota.

“A exposição fotográfica mostrou o cotidiano que traz sentido a essa construção. O conhecimento é importante, mas ele é importante porque agrega significado para a vida das pessoas, as práticas profissionais e a construção do SUS que queremos proporcionar a essas comunidades”, afirmou a professora Carmem Leitão.

A coordenadora da RENASF, Anya Pimentel, ressaltou que “apesar do subfinanciamento, a Estratégia Saúde da Família faz sim a diferença na vida dessas famílias. Do mar ao sertão nós conseguimos enxergar essa relevância”.

O coordenador-geral da Fiocruz, Carlile Lavor, lembrou o nascimento da RENASF, em 2008, quando começou-se a investir no conhecimento como uma estratégia visando o fortalecimento da ESF . “Agora, ter esse momento em que os pesquisadores mostram a pujança dos seus estudos, mostra que há uma larga demanda de atenção para essas regiões”, reforçou.

A coordenadora nacional do PROFSAÚDE, Cristina Guilam, parabenizou a potência do evento “porque é onde podemos comemorar o número temático de uma revista excelente da nossa área e a disseminação do conhecimento científico ao mesmo tempo”. Para Guilam, “Do Mar ao Sertão” é o título perfeito para o momento, pois evoca muito significado sobre uma região que poucos brasileiros conhecem profundamente”.

O editor-chefe da revista Ciência & Saúde Coletiva, Antonio Augusto Silva, falou sobre a necessidade de mais investimento na produção de conhecimento científico. “Em 2020, a revista comemorou 25 anos e encerrou o ano com mais de quatro mil trabalhos recebidos. Atualmente a nossa taxa de aprovação está em 7%, não por que queremos, mas por falta de financiamento”, afirmou o editor ao mesmo tempo em que ressaltou a importância do suplemento voltado à ESF no Nordeste.

O enfermeiro e doutorando em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Cleilton Bezerra apresentou o artigo “A saúde dos povos do mar: faróis para a Estratégia Saúde da Família em comunidades pesqueiras do Nordeste brasileiro”. A pesquisa objetivou refletir sobre os desafios da ESF no contexto dos povos do mar, a partir da abordagem teórica dos estudos em comunidades tradicionais. Entre os participantes estiveram: pescadores, marisqueiras, idosos, professores, agentes comunitários de saúde, artistas populares e líderes comunitários, numa faixa etária de 30 a 78 anos.

A cirurgiã-dentista, doutora em saúde pública e pesquisadora da Fiocruz Ceará, Sharmenia Nuto, apresentou o artigo “Complexo industrial e portuário do Pecém: um inquérito epidemiológico”. A pesquisa busca analisar o conhecimento dos moradores sobre o território, Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), qualidade de vida das comunidades que vivem no entorno dos empreendimentos, além da prevalência de hipertensão e excesso de peso. Tratou-se de um inquérito epidemiológico, de base domiciliar, envolvendo quatro áreas da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de São Gonçalo do Amarante e uma de Caucaia, Ceará, Brasil.

O fisioterapeuta, doutor em Saúde Pública e professor adjunto da extensão em Saúde Comunitária e Atenção Primaria à Saúde da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Ítalo Aleluia, apresentou o artigo “Acessibilidade ao cuidado na Estratégia de Saúde da Família no Oeste Baiano”. O estudo avaliou a acessibilidade ao cuidado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) em sistema municipal, sede de macrorregião de saúde no estado da Bahia. Tratou-se de estudo avaliativo em dois níveis de análise: a gestão municipal e a organização local das equipes da ESF.

Na sexta-feira, 02 de julho, acontecerá uma nova edição do webinário “Do Mar ao Sertão – Estratégia da Saúde da Família no Nordeste brasileiro”. O evento será transmitido no Canal Youtube Vídeo Saúde – Fiocruz. A nova temática de discussão será “O profissional e o trabalho na Estratégia Saúde da Família”.

Por Liz Siqueira

Confira a edição da Ciência & Saúde Coletiva sobre a Estratégia da Saúde da Família no Nordeste brasileiro

https://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/edicoes/do-mar-ao-sertao-a-estrategia-saude-da-familia-no-nordeste-brasileiro/221

A edição temática também está no Portal LARIISA Saúde Digital

Revista Ciência & Saúde Coletiva – Do mar ao sertão: a Estratégia Saúde da Família no Nordeste Brasileiro

http://lariisasaudedigital.com/news/revista-ciencia-saude-coletiva-do-mar-ao-sertao-a-estrategia-saude-da-familia-no-nordeste-brasileiro/embed/#?secret=mKSK4yMWGI

Assista ao Webinário na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *